HOMENAGEM A FREI LUIZ DE FRANÇA FERNANDES PELO JUBILEU DE ESMERALDA

“ Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos”.

Pelo sacramento da Ordem o presbítero torna-se cooperador da ordem episcopal, santifica e dirige a porção da grei do Senhor que lhe foi confiada, torna visível nesse lugar a Igreja universal e dá o seu contributo eficaz para a edificação de todo o corpo de Cristo, (Ef 4,12).

Quarenta anos completa-se que frei Luiz de França Fernandes OFMcap, livremente entregou sua vida a Deus através do seu encontro pessoal com Cristo, recebendo a graça da efusão do Espírito Santo, fazendo da sua vida uma oração, um só louvor, um ato de amor para louvar, amar e servir ao Senhor.

Recém-ordenado tivemos o privilégio de tê-lo como nosso Pastor Pároco, que foi nos dirigindo no caminho para Deus, tendo a Eucaristia como centro da nossa vida e a Palavra de Deus como luz para tudo o que realizamos.

Com essas duas colunas espirituais, entendemos a dimensão do abraço de Deus, o Pai das misericórdias. Ele nos acolhe em qualquer circunstância para fazer a obra nova em nosso coração.

A sua doação frei França, como servidor da vinha do Senhor, nas ocasiões da vida da Igreja, como também nas situações mais simples e corriqueiras, a ponto de dar a devida atenção às pessoas que de si se aproximavam, pelo testemunho de fé em Cristo Jesus, marcou a Paróquia de São Sebastião. Através de encontros bimensais de formação surgiram comunidades novas na Paróquia: Fazenda Nova, Agrovila Nova esperança, Lopes, São Francisco, Alto Paraiso etc.

Arregaçando as mangas, construiu a Igreja São Francisco e a Capela Nossa Senhora das Dores em Passagem de Pedras. Fundou e fez funcionar algo sócio cristão nas comunidades para arrebanhar povo, fazendo entender que a gente não evangeliza trancado na Igreja.

Os programas Jesus Sertanejos e Louvores a Virgem Maria, através da Rádio Voluntários da Pátria, foram fontes de animação pastoral na ação evangelizadora do Sertão.

Com sua inquietude foi mais além, criando a Pastoral da Criança, a do Batismo, a dos Noivos e a equipe de Liturgia. Instituiu o Dia das Missões mensalmente, comemorando com dedicação exclusiva ao grande Frei Damião de Bozzano.

Além desses fatos bem conhecidos por muitos, ficaram na memória de várias pessoas, acontecimentos marcados pela alegria do encontro, da comunhão e amizade com este homem consagrado a Deus: Frei Luiz de França Fernandes OFMcap .

No dia de seu aniversário de 37 anos, 11 de maio de 1999, recebeu o título de cidadão Honorário de Ouricuri, de propositura do Sr. Benedito Lourenço Alves, então vereador, que deu origem ao Decreto Legislativo nº 01/98.

Concluído o seu tempo nas Paróquias de São Sebastião e São Pedro Apóstolo, entrega para frei Wiliam Almeida OFMcap o desafio de caminhando e cantando aprender e ensinar uma nova lição: a civilização do amor.

E para caminhar bem e sem desilusão era necessário estabelecer a meta a alcançar e examinar em que e em quem apoiaria sua esperança. À esperança cristã, que é uma das três virtudes teologais que nós é dada no batismo, se fundamenta nas promessas de Deus que não pode se enganar, nem nos enganar. Sem a grande esperança que é Deus todas as outras esperanças não bastam. O importante seria caminhar, na certeza de que o Pai acompanharia seus passos, sonhos e realizações.

Se o Pai cuida até das aves do céu e dos lírios do campo, como não cuidaria de todos que passariam a conviver com o novo Pastor?

E lá se foi o nosso querido frei França, deixando-nos a certeza de que aqui combateu o bom combate, completou a obra que lhe foi proposta neste sertão, deixando-nos a fé.

Também deixou conosco o sentimento daquela saudade “que é uma vida cheia de outra vida que passou. Marcas de passos na areia que o tempo não apagou”.

Manifesto em nome dos paroquianos de São Sebastião o nosso carinho e amizade.

“Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exaltemos”.

Comentários: