Francisco partiu para Lisboa, milhares de jovens o esperam para a JMJ

O Papa Francisco partiu para Lisboa, onde já há dias o espera mais de um milhão de jovens dos cinco continentes para celebrar com ele a XXXVII Jornada Mundial da Juventude, aberta ontem, 1 de agosto, e onde permanecerá até domingo, 6. O airbus em que viaja o Papa, um A320neo da Ita Airways com zero impacto ambiental de CO2, decolou às 7h50 do aeroporto de Fiumicino, onde o Pontífice chegou a bordo de um pequeno carro preto.

A saudação a um grupo de jovens e avós na Santa Marta

 

Antes de partir, Francisco, como já é costume, saudou um grupo de pessoas acompanhadas pelo cardeal Esmoler Konrad Krajewski em sua residência na Casa Santa Marta. Trata-se desta vez, como informa uma nota da Sala de Imprensa do Vaticano, de cerca de quinze pessoas, entre elas "alguns jovens, meninas e meninos, que estão passando um período em uma comunidade de reabilitação e, portanto, não podem participar da Jornada Mundial da Juventude". Presentes com eles três avós com seus netos. "Este encontro, assim como o recém-celebrado Dia Mundial dos Avós e dos Idosos - destaca a Sala de Imprensa do Vaticano - sublinha o vínculo entre as gerações, que podem se apoiar e aprender umas com as outras".

No avião

 

A bordo do avião com o Pontífice estão a comitiva, cerca de setenta jornalistas de jornais internacionais e a tripulação. A aterragem na Base Aérea de Figo Maduro está prevista para pouco mais de três horas de voo, com uma diferença horária de menos uma hora em relação a Roma. Em Portugal, o Papa Francisco, nesta sua 42ª Viagem Apostólica, ficará até 6 de agosto.

Os compromissos do primeiro dia

 

À chegada, o Papa será recebido pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem estará brevemente no VIP Lounge. Logo a seguir seguirá de automóvel até ao Palácio Nacional de Belém, residência oficial do chefe de Estado, para a cerimônia de boas-vindas e visita de cortesia ao presidente, seguindo-se o habitual encontro com as autoridades políticas e religiosas, no Centro Cultural de Belém. Após o almoço, Francisco receberá o presidente da Assembleia da República, Augusto Ernesto dos Santos Silva e o primeiro-ministro António Costa. O último compromisso do dia é no Mosteiro Real de Santa Maria di Belém para as Vésperas com o clero local.

Os encontros com o mundo juvenil

 

A manhã do segundo dia do Papa em Lisboa, 3 de agosto, será aberta com um encontro com jovens universitários da Universidade Católica Portuguesa, onde o Pontífice abençoará a pedra fundamental do Campus Veritatis. Às 11h40 o Papa é esperado em Cascais, a 35 km, por outros jovens reunidos na sede da Scholas Occurrentes. À tarde, por volta das 16h45, terá lugar o primeiro dos grandes encontros com jovens de todo o mundo no Parque Eduardo VII, uma grande área verde no centro de Lisboa onde decorrerá a cerimônia de boas-vindas, que terminará com o "Momento de Envio". No dia seguinte, 4 de agosto, Francisco ouvirá a confissão de alguns jovens no Jardim Vasco da Gama, rebatizado de "Parque do Perdão" para a JMJ. Com dez deles, ao meio-dia, almoçará na Nunciatura Apostólica. O próximo encontro é na Via Sacra, às 18h, no Parque Eduardo VII.

Oração em Fátima e vigília com os jovens

 

Fátima é o primeiro destino do quarto dia em terras portuguesas, 5 de agosto. Lá haverá mais um momento de oração com os jovens enfermos. O Pontífice chegará de helicóptero à localidade dos três pastorinhos e de automóvel se desloca até o Santuário, para então, já no papamóvel, saudar os fiéis reunidos para a sua visita. Sucessivamente, já na Capela das Aparições, rezará diante da imagem da Virgem de Fátima. Às 9h30 rezará o Rosário com os Mistérios guiados em diversas línguas, seguidos por uma reflexão do Papa, que antes de deixar o Santuário, saudará alguns jovens. 

De regresso a Lisboa, Francisco irá ao Colégio de São João de Brito, onde, à portas fechadas, decorrerá o encontro com os membros da Companhia de Jesus em Portugal. Finalmente, à noite, o evento mais esperado: a Vigília no Parque Tejo. Francisco chegará às 20h15 e no papamóvel percorrerá todo o grande espaço verde onde se reúnem jovens de todo o mundo, que viverão uma oração dividida em três momentos, seguida do discurso do Papa, a exposição da Eucaristia e a bênção.

Missa da JMJ 2023 no dia 6 de agosto

 

O último dia de Francisco em Lisboa, domingo, 6 de agosto, é o da Missa, ponto culminante da JMJ 2023, a ser celebrada no Parque do Tejo, para onde o Pontífice retorna às 8h15. A celebração, segundo a tradição, terminará com a entrega da Cruz da Jornada Mundial da Juventude a alguns representantes dos cinco continentes, depois o Papa anunciará o local e o ano em que se realizará a próxima JMJ e recitará o Angelus. Antes de se dirigir ao aeroporto para o retorno a Roma, terá lugar o último encontro do Papa em terras portuguesas, com os voluntários da JMJ no Passeio Marítimo de Algés. Imediatamente após transferência para a Base Aérea de Figo Maduro para cerimônia de despedida. A decolagem para Roma está prevista para as 18h15., horário local

 

 

Fonte: Vatican News

Comentários: